segunda-feira, 23 de novembro de 2015

A Rede Social – Roteiro do filme

Cultura, Língua, Comunicação UFCD: CLC_5
Formadora: Helena Lourenço                       Formando: Daniel Marques
------------------------------------------------------------------------------------------------------------------
-----------------


Introdução

-----------------



Nas sessões de CLC, com a professora Helena Lourenço, realizamos a visualização do filme 'A Rede Social', que abordava os seguintes conteúdos: a alteração do perfil das inter-relações humanas tal como a noção de identidade eletrónica devido às TIC, que fazem com que seja mais fácil e mais rápido comunicar entre si, comunicação pessoal ou em comunidade, ou ainda comunicação global, que como o nome indica, engloba tudo. E tinha como objetivos: enriquecer bem como desenvolver uma atitude crítica face aos conteúdos da Internet e dos meios de comunicação social no geral, sem esquecer, dando também a reconhecer os impactos dos mass média na constituição do poder mediático e a sua influência na regulação institucional.

-------------------------------------
Pequena introdução ao filme
-------------------------------------

Em 2003, Mark Zuckerberg, um aluno de Harvard e génio de computadores começa a trabalhar num conceito novo que eventualmente se torna na maior rede global/social, Facebook. Seis anos depois, ele é um dos bilionários mais novos de sempre, mas o seu sucesso leva-o a ter algumas complicações legais e pessoais quando recebe duas ações judiciais.

--------------------
Ficha Técnica
--------------------

A rede social (titulo original, The Social Network) de 2010, é um filme de drama realizado por David Fincher e escrito por Aaron Soekin. O filme é baseado e adaptado do livro chamado 'The Accidental Billionaires', de Ben Mezrich'. O elenco do filme é composto por Jesse Eisenberg como Mark Zuckerberg, Andrew Garfield como Eduardo Saverin e Justin Timberlake como Sean Parker. O filme estreou nos estados unidos no dia 1 de outubro de 2010, distribuído por a Columbia Pictures. O orçamento do filme foi de 40 milhões de dólares para ser feito e a bilheteira fez quase 225 milhões de dólares de volta. O filme foi um grande sucesso, recebendo uma grande aclamação dos críticos sobre a sua direção, atuação e edição. Na 83ª Edição dos Óscares o filme recebeu oito nomeações, incluindo melhor filme, melhor diretor por Fincher, melhor ator por Eisenberg,e venceu três de melhor roteiro adaptado, melhor trilha sonora original e melhor montagem.

-----------
Sinopse
------------

No final de 2003, Mark Zuckerberg, um estudante com 19 anos da universidade de Harvard é abandonado pela sua namorada Erica Albright. Depois de voltar para o seu quarto, Zuckerberg escreve um texto a insultar a ex-namorada no seu blogue e depois cria um site do Campus chamado Facemash entrado nos computadores do colégio para roubar fotos das estudantes femininas, para deixar os visitores do site classificar a beleza das alunas. Depois do trafico do site ter crashado a rede de Harvard, é dado a Zuckerberg um período de provação académica durante seis meses. De qualquer maneira, a popularidade do Facemash atrai a atenção de dois irmãos gémeos, Cameron e Tyler Winklevoss e do seu parceiro de negócios Divya Narendra. O trio convida Zuckerberg a trabalhar num projeto chamado Harvard Connection, uma rede social para estudantes de Harvard.
Depois de ter aceitado trabalhar no conceito dos gémeos Winklevoss, Zuckerberg vai ter com o seu amigo Eduardo Saverin com uma ideia que ele chama Thefacebook, uma rede social online que seria exclusiva para os estudantes da Ivy League. Saverin fornece mil dólares como fundo inicial, deixando Mark construir o site, que rapidamente se torna popular. Quando descobrem o Thefacebook, os gémeos Winklevoss e o Narendra acreditam que o Zuckerberg lhes roubou a ideia. Eles vão, então, queixar-se ao presidente de Harvard, Larry Summer, que não vê nenhum valor em agir.
Como o Thefacebook crescia em popularidade, Zuckerberg decide estender a rede para as universidades de Yale, Columbia e Standford. Lee arranja um encontro para Zuckerberg e Saverin conhecerem o co-fundador do Napster, Sean Parker, que apresenta uma visão de “um milhão de dólares” para a empresa de Zuckerberg. Parker sugere deixar o “The” do Thefacebook, e também que a empresa move-se para Palo Alto, com Saverin a ficar em Nova Iorque para trabalhar no desenvolvimento do negócio. Depois de Parker ter prometido expandir o Facebook para dois continentes, Zuckerberg convida-o para ir morar com ele, para a casa usada como .sede do Facebook.
Enquanto competem no Henley Royal Regatta para Harvard, os gémeos Winklevoss descobrem que o Facebook expandiu-se para Oxford, Cambridge e para a LSE e decidem lançar um ação contra a empresa de Zuckerberg por roubo de propriedade intelectual. Entretanto, Saverin reclama sobre Parker estar a fazer decisões de trabalho para o Facebook e cancela o cartão da empresa como resultado da disputa. De qualquer maneira, Saverin confronta Zuckerberg e Parker quando descobre que o novo investimento altera a sua share do Facebook a ser diluída de 34% a 0,03%, enquanto mantendo a percentagem de todas as outras pessoas. Saverin promete processar Zuckerberg por todas as shares da empresa antes de ser retirado do edifício. Mais tarde, um acidente de posse de cocaína envolvendo Parker mais a sua desculpa para tentar por a culpa em Saverin finalmente convence Zuckerberg a cortar relações com ele.
Durante todo o filme a narrativa é intercalada com cenas das deposições tomadas da perspetiva dos gémeos Winklevoss e da perspetiva de Saverin contra Zuckerberg e contra o Facebook.
Os gémeos afirmam que Zuckerberg roubou-lhes a ideia, enquanto Saverin afirma que as sua shares do Facebook foram lhes diluídas injustamente . No final, Marylin Delpy, uma advogada júnior para a defesa, informa Zuckerberg que os juízes vão concordar com Saverin, visto que os detalhes da criação do facebook serem mal vistos e que a sua atitude vai fazer com que os juízes não lhe sejam tão simpatéticos. Depois de toda a gente sair, Zuckerberg é mostrado a mandar um pedido de amizade à sua ex-namorada e a “refrescar” a página esperando que ela responda.
O epílogo diz que os gémeos Cameron e Tyler Winklevoss receberam 65 milhões de dólares em liquidação, assinaram um acordo de não divulgação e remaram não Olimpíadas de 2008 em Beijing, ficando em sexto lugar; e diz que Eduardo Saverin recebeu uma liquidação de um montante desconhecido e que o seu nome voltou a ser restaurado como co-fundador; diz ainda também que o site tem mais de 500 milhões de membro em 207 países e esta avaliado em 25 biliões de dólares.

Múltiplas pessoas caracterizadas no filme, incluindo Zuckerberg e Saverin, criticaram o filme devido às suas imprecisões históricas.

------------
Opinião
-------------

Os momentos que me atraíram mais foram os grandes temas abordados: amizade, criação e destruição da mesma, inveja, classe, poder, tudo o que nos faz humanos está representado de certa forma no filme, mas acho que é por isso que as pessoas gostam deste filme, é extremamente fácil nos pormos na pele daquelas pessoas porque parece tudo tão real. Este filme aborda a realidade e a ficção muito bem, nunca passando para o outro lado, encontrando um meio onde fica perfeitamente balançado, é tudo muito claro, a não ser nas partes dos depoimentos, mas também gostei dessas partes por apesar de não parecer, criam suspense e fazem o público querer ver mais e mais, e ver como termina.
O que menos apreciei sinceramente foram coisas mínimas, e também não achei os gémeos Winklevoss muito interessantes.

----------------
Conclusão
----------------

Para concluir, adquiri alguns dos conhecimentos como, por exemplo, tudo para ser bem feito precisa de ser construído sobre o poder de cada um e não sobre as fraquezas. No caso do Facebook é isso que se vê, todos Mark, Sean e Eduardo tinham a sua própria força e foi isso que fez o Facebook resultar e ir para a frente. Outra coisa que aprendi com o filme é que se não tiver presente quando se está a tratar de algo sério sobre a minha empresa, vou estar tramado.

----------------
Referências
----------------

Webgrafia consultada:
Site 1 (Wiki) (consultado a 18/11/15)
Site 2 (Outro Blogue) (consultado a 19/11/15)
Site 3 (IMDB) (Site não consultado mas na mesma interessante)


------------------------------------------------------------------------------------------------------------------