segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Roteiro sobre o filme “A Rede Social”

Cultura, Língua, Comunicação UFCD: CLC_5
Formando: Pedro Leitão
Formadora: Helena Lourenço


  Nas aulas de Cultura, Língua e Comunicação fizemos a visualização do filme “A Rede Social” com o objetivo de realizar um roteiro.
  Esse roteiro tem como conteúdos programáticos abrangidos e objetivos visados a realização de uma ficha técnica do filme, uma breve sinopse, a descrição dos momentos considerados mais importantes para os conteúdos programáticos abrangidos e objetivos da unidade de formação de curta duração, indicar as cenas que mais apreciei e justificar, indicar os aspetos que menos apreciei e também justificar, fazer um balanço sintético dos conhecimentos adquiridos e recolher documentos preparatórios e/ou recolhidos como críticas sobre o filme pesquisadas na Internet, com base nos seguintes temas: desenvolver uma atitude crítica face aos conteúdos disponibilizados através da Internet e dos meios de comunicação social no geral, reconhecer os impactos dos mass media na constituição do poder mediático e sua influência na regulação institucional, alteração do perfil das inter-relações humanas; noção de identidade eletrónica, reformulação do conceito de comunidade por efeito das potencialidades comunicativas das tecnologias de informação e comunicação e a comunicação global versus identidade local.
  O momento que considerei mais importante para os conteúdos programáticos abrangidos e objetivos da unidade de formação de curta duração foi no momento em que Mark Zuckerberg percebeu que precisava de mais recursos humanos para que a sua empresa pudesse crescer e decidiu organizar uma competição para que o que o primeiro que conseguisse obter o objetivo ficava com um emprego no Facebook. Esta situação retrata as TIC no mundo profissional e a necessidade de novas competências e novas modalidades de trabalho.
   A cena que mais aprecei no filme foi quando Mark Zuckerberg e os seus colegas, depois de mudarem a sede do Facebook para Palo Alto, começaram a fazer tirolesa da chaminé da casa para a piscina, até que a partiram. Escolhi esta cena porque achei que teve muita piada começando logo quando Eduardo Saverin disse “... o que pode correr mal em três meses?...” e acabando na destruição da chaminé.
  Já o aspeto que menos apreciei foi a forma como Mark Zuckerberg deixava-se influenciar por Sean Parker, isso foi o que levou à rotura com o co-fundador do Facebook, seu diretor financeiro e amigo, Eduardo Saverin. Escolhi este aspeto pelo facto de Mark Zuckerberg mostrar que era muito ingénuo não sabendo o poder que tinha nas suas mãos e não conseguindo destingir quem lhe queria bem e quem se queria aproveitar e dai ter magoado as pessoas que lhe eram verdadeiramente queridas.
  Depois de visualizar este filme, fiquei com um conhecimento mais aprofundado da história da criação da maior rede social do mundo e das dificuldades que os fundadores tiveram para chegar com a empresa ao presente. Esta rede veio alterar o perfil das inter-ligações humanas de forma a que a que essa relação deixa de ser física e passa a não precisar de estarmos presentes para entrar em contacto com outras pessoas passa a ser tudo “online”. Esta rede veio também desenvolver uma noção de identidade eletrónica devido a se utilizar informações pessoas, gostos e interesses para criar o perfil, dispondo essa informação para que as outra pessoas vejam. Com essas informações, ao criarmos uma identidade eletrónica, dependemos fortemente das informações que decidimos facultar, que podem corresponder à realidade ou não. 
Tudo depende do criador do perfil, se quer que as pessoas o conheçam por quem realmente é ou por quem gostaria que o conhecessem.

Sinopse:
Filme baseado na obra “Bilionários por Acidente” da autoria de Ben Mezrich, cuja fonte principal foi Eduardo Saverin, considerado co-fundador da rede social Facebook. A figura central do filme é Mark Zuckerberg, fundador desta rede, retratado como um génio criativo, com um excelente domínio de programação a nível informático, mas com comportamentos poucos éticos e algumas dificuldades no que toca ao relacionamento interpessoal.

Ficha técnica:
  • Título original: The Social Network
  • Ano: 2010
  • Duração: 117 minutos
  • Nacionalidade: E.U.A.
  • Realizador: David Fincher
  • Atores principais: Jesses Eisenberg, Justin Timberlake e Andrew Garfield
  • Distribuidor: Columbia Pictures/Tristar



Sem comentários:

Enviar um comentário