Cultura,
Língua, Comunicação UFCD: CLC_5
Formando:
Pedro Leitão
Formadora: Helena Lourenço
Nas
aulas de Cultura, Língua e Comunicação fizemos a visualização do
filme “A Rede Social” com o objetivo de realizar um roteiro.
Esse roteiro tem como conteúdos programáticos abrangidos e objetivos
visados a realização de uma ficha técnica do filme, uma breve
sinopse, a descrição dos momentos considerados mais importantes para os
conteúdos programáticos abrangidos e objetivos da unidade de
formação de curta duração, indicar as cenas que mais apreciei e
justificar, indicar os aspetos que menos apreciei e também
justificar, fazer um balanço sintético dos conhecimentos adquiridos
e recolher documentos preparatórios e/ou recolhidos como críticas
sobre o filme pesquisadas na Internet, com base nos seguintes temas:
desenvolver uma
atitude crítica face aos conteúdos disponibilizados através da
Internet e dos meios de comunicação social no geral, reconhecer
os impactos dos mass media na constituição do poder
mediático e sua influência na regulação institucional, alteração
do perfil das inter-relações humanas; noção de identidade
eletrónica, reformulação do conceito de comunidade por efeito das
potencialidades comunicativas das tecnologias de informação e
comunicação e a comunicação global versus identidade
local.
O
momento que considerei mais importante para os conteúdos
programáticos abrangidos e objetivos da unidade de formação de
curta duração foi no momento em que Mark Zuckerberg percebeu que
precisava de mais recursos humanos para que a sua empresa pudesse
crescer e decidiu organizar uma competição para que o que o
primeiro que conseguisse obter o objetivo ficava com um emprego no
Facebook. Esta situação retrata as TIC no mundo profissional e a
necessidade de novas competências e novas modalidades de trabalho.
A
cena que mais aprecei no filme foi quando Mark Zuckerberg e os seus
colegas, depois de mudarem a sede do Facebook para Palo Alto,
começaram a fazer tirolesa da chaminé da casa para a piscina, até
que a partiram. Escolhi esta cena porque achei que teve muita piada
começando logo quando Eduardo Saverin disse “... o que pode correr
mal em três meses?...” e acabando na destruição da chaminé.
Já o aspeto que menos
apreciei foi a forma como Mark Zuckerberg deixava-se influenciar por
Sean Parker, isso foi o que levou à rotura com o co-fundador do
Facebook, seu diretor financeiro e amigo, Eduardo Saverin. Escolhi
este aspeto pelo facto de Mark Zuckerberg mostrar que era muito
ingénuo não sabendo o poder que tinha nas suas mãos e não
conseguindo destingir quem lhe queria bem e quem se queria aproveitar
e dai ter magoado as pessoas que lhe eram verdadeiramente queridas.
Depois
de visualizar este filme, fiquei com um conhecimento mais aprofundado
da história da criação da maior rede social do mundo e das
dificuldades que os fundadores tiveram para chegar com a empresa ao
presente. Esta rede veio alterar o perfil das inter-ligações
humanas de forma a que a que essa relação deixa de ser física e
passa a não precisar de estarmos presentes para entrar em contacto
com outras pessoas passa a ser tudo “online”. Esta rede veio
também desenvolver uma noção de identidade eletrónica devido a se
utilizar informações pessoas, gostos e interesses para criar o
perfil, dispondo essa informação para que as outra pessoas vejam.
Com essas informações, ao criarmos uma identidade eletrónica,
dependemos fortemente das informações que decidimos facultar, que podem corresponder à realidade ou não.
Tudo depende do criador do perfil, se quer que as pessoas o conheçam por quem realmente é ou por quem gostaria que o conhecessem.
Tudo depende do criador do perfil, se quer que as pessoas o conheçam por quem realmente é ou por quem gostaria que o conhecessem.
Sinopse:
Filme
baseado na obra “Bilionários por Acidente” da autoria de Ben
Mezrich, cuja fonte principal foi Eduardo Saverin, considerado
co-fundador da rede social Facebook. A figura central do filme é
Mark Zuckerberg, fundador desta rede, retratado como um génio
criativo, com um excelente domínio de programação a nível
informático, mas com comportamentos poucos éticos e algumas
dificuldades no que toca ao relacionamento interpessoal.
Ficha
técnica:
- Título original: The Social Network
- Ano: 2010
- Duração: 117 minutos
- Nacionalidade: E.U.A.
- Realizador: David Fincher
- Atores principais: Jesses Eisenberg, Justin Timberlake e Andrew Garfield
- Distribuidor: Columbia Pictures/Tristar
Sem comentários:
Enviar um comentário