quarta-feira, 4 de novembro de 2015

Ciberespaço e Cibercultura


No âmbito do tema trabalhado em CLC_5, realizou-se um trabalho de pesquisa a propósito dos conceitos de ciberespaço e cibercultura.




Definição de Ciberespaço

Ciberespaço é um espaço existente no mundo de comunicação em que não é necessária a presença física do homem para constituir a comunicação como fonte de relacionamento, dando ênfase ao ato da imaginação, necessária para a criação de uma imagem anónima, que terá comunhão com os outros. É o espaço virtual para a comunicação disposto pelo meio de tecnologia.
Segundo autores como Jungblut e Guimarães JR., apesar da internet ser o principal ambiente do ciberespaço, devido a sua popularização e sua natureza de hipertexto, o ciberespaço também pode ocorrer na relação do homem com outras tecnologias: telemóvel, pagers, comunicação entre rádio-amadores e por serviços do tipo “tele-amigos”.



 Fonte da imagem: http://timerime.com/es/

Definição de Cibercultura

Cibercultura é a cultura que surgiu, ou surge, a partir do uso da rede de computadores através da comunicação virtual, a indústria do entretenimento e o comércio electrónico.
É o termo utilizado para a definição das interacções sociais das comunidades no espaço electrónico virtual, que surgiu a partir da convergência das telecomunicações com a informática. A cibercultura é uma cultura contemporânea que proporciona trocas e interacções entre indivíduos conectados, mesmo se estes estiverem em diferentes localizações geográficas, realizando assim um encurtamento das distâncias físicas.




Fonte da imagem: http://ofocaibes.blogspot.pt/2013/10/a-convergencia-para-o-ciberespaco.html

Webgrafia
(consultado a 28-10-2015)

Pesquisa realizada por: Cristiano Rodrigues, Sandra Costa, Marisa Carapeto, Francisco Dias, Maria Armanda Vicente, Maria Cristina Pelica e Daniel Marques

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