No âmbito do tema trabalhado em CLC_5, realizou-se um trabalho de pesquisa a propósito dos conceitos de ciberespaço e cibercultura.
Definição de
Ciberespaço
Ciberespaço
é um espaço existente no mundo de comunicação em que não é necessária a
presença física do homem para constituir a comunicação como fonte de
relacionamento, dando ênfase ao ato da imaginação, necessária para a criação de
uma imagem anónima, que terá comunhão com os outros.
É o espaço virtual para a comunicação disposto pelo meio de tecnologia.
Segundo autores como Jungblut e
Guimarães JR., apesar da internet ser o principal ambiente do ciberespaço,
devido a sua popularização e sua natureza de hipertexto, o ciberespaço também
pode ocorrer na relação do homem com outras tecnologias: telemóvel,
pagers, comunicação entre rádio-amadores e por serviços do tipo “tele-amigos”.
Fonte da imagem: http://timerime.com/es/
Definição de
Cibercultura
Cibercultura
é a cultura que surgiu, ou surge, a partir do uso da rede de computadores
através da comunicação virtual, a indústria do entretenimento e o comércio
electrónico.
É
o termo utilizado para a definição das interacções sociais das comunidades no
espaço electrónico virtual, que surgiu a partir da convergência das
telecomunicações com a informática. A cibercultura é uma cultura contemporânea
que proporciona trocas e interacções entre indivíduos conectados, mesmo se
estes estiverem em diferentes localizações geográficas, realizando assim um
encurtamento das distâncias físicas.
Fonte da imagem: http://ofocaibes.blogspot.pt/2013/10/a-convergencia-para-o-ciberespaco.html
Webgrafia
https://pt.wikipedia.org/wiki/Cibercultura
(consultado a 28-10-2015)
https://pt.wikipedia.org/wiki/Ciberespaço
(consultado a 28-10-2015)
(consultado a 28-10-2015)
Pesquisa realizada por: Cristiano Rodrigues, Sandra Costa, Marisa Carapeto, Francisco Dias, Maria Armanda Vicente, Maria Cristina Pelica e Daniel Marques
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