quarta-feira, 27 de abril de 2016

Considera que a cultura artística tem impacto nas sociedades?

Eu acho que sim, porque a cultura é um definidor de uma sociedade. No mais básico dos básicos, a diferença nas sociedades deriva das diferenças culturais. Eu considero que a cultura artística tem um impacto nas sociedades porque a arte e a cultura são formas de participação, dinâmica e social, sendo essas uma forma de caracterização humana.

A arte tem a capacidade de levar à reflexão, criar diálogo e criar novas ideias e relacionamentos, e não só isso, como também partilhar e desenvolver valores. A arte é incrível, capaz de moldar a maneira de como vemos o mundo à nossa volta.

A minha arte favorita é dependente da minha maneira de estar. A vida é a minha arte favorita, pois a minha vida não existia sem todas as coisas consideradas pelo meu cérebro, arte.


Um dos meus pintores favoritos é certamente Francis Bacon. Com a sua arte provocativa, grotesca, emocional e biomórfica (um estilo de arte que evoca seres vivos), conseguiu captar-me. Um dos seus melhores trabalhados, na minha opinião, são os seus três estudos para figuras na base de uma crucificação, que lhe deram o seu primeiro sucesso como um pintor extraordinário. 

 

Em cima, os três originais de Bacon, e em baixo a minha recreação de um dos três.

Os corpos torcidos são assustadores, porque fazem-me lembrar formas humanas, e essas parecem estar em sofrimento.


Eu gostei tanto desses três estudos que decidi fazer um trabalho sobre eles na Escola Profissional de Imagem, em Lisboa. Traçando o trio à mão livre, de seguida colorindo com lápis de cera, depois cobrindo o papel todo com tinta-da-china, e finalizando por raspar a tinta, dando assim um ar mais grotesco à obra. É pena que eu tenha dado duas das três obras a pessoas com quem eu já não tenho contacto.

Sem comentários:

Enviar um comentário