sexta-feira, 29 de abril de 2016

O meu conceito de Arte

Partindo do princípio que considero Arte tudo o que se constrói, tudo o que é submetido a alteração/transformação, para outras pessoas, esta opinião é muito linear, podendo até sofrer algumas limitações.
Para muitos, a arte rege-se mais a nível da pintura, cinema, música; pessoalmente arte é todo o universo que me rodeia. A mesma vem do latim cujo significado é Habilidade. Podemos associá-la a uma actividade humana (ou não), estando ligada a sensibilidade, à imaginação e à criatividade, se não existirem estes três elementos (Imaginação, criatividade e sensibilidade) ela não existe. Existem vários tipos de arte, que por sua vez, estão numeradas (pessoalmente penso não fazer assim muito sentido). Quem não conhece a 7ª Arte? O cinema? De uma breve pesquisa que realizei sobre a numeração das artes existem várias formas de numerá-las, no entanto a sétima é sempre a mesma, já as restantes nem sempre são iguais, algo que me despertou alguma curiosidade.
A arte tem raízes primitivas e existe desde de sempre. Os habitantes de cavernas realizavam pinturas rupestres que expressavam ideias e visões dos mesmos, imagem de traços precisos e realizados com poucos materiais primitivos, deixando as suas emoções e sentimentos nas pedras. O ser que reproduz arte é definido como Artista, produzindo arte segundo o seu estado de espírito, sentimento, conhecimento, ideia, vontade, criatividade e imaginação, deixando claro que cada obra de arte é uma forma de interpretação da vida. No entanto, torna-se difícil de agradar todos os gostos. Uma das características da arte é a difícil capacidade que nós temos de dar uma clara utilidade. Contudo, essa "capacidade difícil" é, por vezes, criticada como sendo preconceito contra a classe de artista. Há os que não veêm utilidade na arte, mas isso não é verdade, pois ela é capaz de alterar a mente do observador e do autor. Exemplo disso é a grande capacidade que o Cinema possuiu em suas raízes e que ainda faz na mente de quem assiste.
A arte também é usada por terapeutas, fisioterapeutas e psicólogos clínicos como terapia. Paul McCartney, ex-Beatle, diz que a música é capaz de curar. O resultado de uma arte pode trazer consigo toda a história de uma nação, de uma região, de um povo, de um acontecimento, de uma vitória, de um fracasso.
Graffiti e outros tipos de arte de rua são gráficos e imagens pintadas com spray. São vistos pelo público em paredes de edifícios, em autocarros, comboios, pontes e normalmente são realizados sem qualquer autorização. Este tipo de arte faz parte de diversas culturas juvenis.
Podemos ainda referir um outro fenómeno dos EUA: a cultura Hip-Hop. O humor também faz parte da arte e, por isso, diverte e faz rir. Todos os tipos de arte são capazes de trazer humor, desde o teatro, até uma letra musical. A interpretação da obra depende muitas vezes do observador, das perspectivas e contexto, portanto, inversamente a própria subjectividade da arte demonstra a sua importância no sentido de facilitar a troca e discussão de ideias rival ou para prestar um contexto social em que diferentes grupos de pessoas possam reunir.

Assim, diferentes formas e manifestações artísticas podem conjugar a realidade, exagerar coisas aceitas ou simplesmente criar novas formas de se perceber a realidade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário